AZENKA COSMETICOS

AZENKA COSMETICOS
Agora ficou muito mais fácil ganhar uma renda extra na internet! O Magazine Você te dá a oportunidade de ter uma loja virtual com produtos do Magazine Luiza e a cada venda realizada, você ganha uma comissão. Tudo isso e muito mais totalmente gratuito! ‪#‎OMelhorNegociodoBrasil‬#VemSerFeliz Minha loja : https:https://www.magazinevoce.com.br/magazineluizito/ OS MELHORES PRODUTOS PARA VC E SUA FAMILIA COM OS MELHORES PREÇOS CONFIRA ..

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

petrobras

SERVIÇO PÚBLICO

Quer trabalhar na ‪#‎Petrobras‬?

A estatal brasileira abriu processo seletivo para preencher 1.232 cargos de nível médio e superior, sendo 100 delas para início imediato.

Os salários variam de 3,4 mil reais a 8 mil reais.

As taxas de inscrição custam 40 reais para nível médio e 58 reais para funções de nível superior.

As inscrições devem ser feitas de 24 de fevereiro a 17 de março pela Cesgranrio. As provas serão realizadas em 18 de maio .

Saiba mais em http://glo.bo/1fjvcT6

Faça sua inscrição em www.cesgranrio.org.br

Usinas descartam risco de rompimento de barragem em reunião no MP

Usinas descartam risco de rompimento de barragem em reunião no MP


A proposta de um termo de compromisso socioambiental que deverá ser assinado pelas Usinas Hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau com o objetivo de oferecer assistência às áreas atingidas pelas cheias do rio Madeira, foi o principal ponto de discussão de reunião realizada na manhã desta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, na sede do Ministério Público do Estado de Rondônia.

A reunião foi coordenada pelo Promotor de Justiça do Urbanismo, Átilla Augusto da Silva Sales, e pelos Procuradores da República Raphael Luiz Pereira Bevilaqua e Gisele Dias de Oliveira Bleggi Cunha, com a participação do prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, secretários municipais e estaduais e representantes dos empreendimentos hidrelétricos.

Durante a reunião, foi pedido um posicionamento formal das usinas quanto ao eventual risco de rompimento das barragens. Os representantes da Energia Sustentável do Brasil (ESBR) garantiram que a situação está sob controle e que não há risco de rompimento das barragens, pois o empreendimento suporta quase o dobro da vazão atual do rio Madeira, que em 2014 é de 51.170 metros cúbicos, superando todos os registros históricos. 

Uma nova reunião foi marcada para terça-feira, dia 25 de fevereiro, para tratar da assinatura do termo de compromisso socioambiental. Os representantes dos empreendimentos hidrelétricos foram convidados também a participar nesta quinta-feira, dia 20 de fevereiro, às 14 horas, na sede da Secretaria Municipal de Planejamento, de uma reunião para discutir especificamente os impactos das enchentes no distrito de Jaci Paraná.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Jorge Elarrat, os prejuízos das enchentes estão estimados em R$ 360 milhões, e estão sendo buscados recursos para retirar as famílias das áreas de risco no bairro Triângulo e Nacional. O número de desabrigados, de acordo com a Defesa Civil Estadual, ultrapassa mais de 1.167 famílias.

Mais de 500 instrumentos monitoram Usina de Santo, dizem dirigentes a juiz federal

Mais de 500 instrumentos monitoram Usina de Santo, dizem dirigentes a juiz federal

2022014-113013-usina_aguenta.jpg
A Usina Hidrelétrica de Santo Antônio não tem, em seus quase três quilômetros de barragem, nenhuma fissura ou rachadura. A segurança no empreendimento é total. Porto Velho não corre nenhum risco de tsunami.

Todas essas garantias foram dadas no final de tarde desta quarta-feira (19/02) ao diretor do Foro da Seção Judiciária de Rondônia, juiz federal Herculano Martins Nacif, por dirigentes da empresa, em reunião realizada no Fórum Ministro Jarbas Nobre, que fica na área da cidade mais atingida pela cheia recorde do rio Madeira.

De maneira enfática, os representantes da Santo Antônio Energia esclareceram as dúvidas do magistrado e de sua equipe de assessores, uma vez que a Justiça Federal está com parte de seu terreno ocupado pelas águas do Madeira, e vem se estruturando para poder continuar funcionando e atendendo a população mesmo que o nível da alagação alcance 18,40 metros. “Precisávamos, enquanto instituição, de uma informação oficial”, explicou o juiz.

O gerente de Engenharia da Santo Antônio Energia, Delfino Gambetti, considerou até compreensível a preocupação da população, em face do ineditismo da situação. “Coisa semelhante aconteceu anteriormente em outras cidades onde também foram construídas usinas. O reprovável, entretanto, é o alarmismo desnecessário”.

Para o especialista, a obra, um investimento de R$ 15 bilhões de reais, obedece a parâmetros mundiais de segurança e o pânico que se pretendeu divulgar “não tem qualquer fundamento técnico”. Por sua vez, o diretor de Sustentabilidade, Carlos Hugo, destacou que são mais de 500 instrumentos que monitoram diuturnamente todos os setores e dão informações em tempo real. “Se a barragem mexer meio milímetro a gente fica sabendo”.

Ele demonstrou que o conceito da usina – a fio d’água – não permite armazenagem de grandes volumes. Por isso, toda a água que chega é liberada, “pois se fosse armazenada inundaríamos tudo”. “A cheia em Porto Velho é um fenômeno da natureza, e aconteceria mesmo que a usina não tivesse sido construída”, reforçou. “A obra não alterou a cota, a velocidade e o curso do rio”, frisou. “O vertedouro é dimensionado para uma vazão de 10 mil anos, num cálculo teórico, e temos agora uma vazão estimada, historicamente, de 50 anos”. 

O gerente de Operações e Manutenção, Amauri Alvarez, com base em informações obtidas com relação às chuvas nos rios Beni e Madre de Dios, na Bolívia e Peru, respectivamente, apresentou uma previsão de que nos próximos dois dias o nível do rio Madeira poderá subir mais 25 centímetros (estava em 17,86 m), mas a partir de segunda-feira a tendência é estabilizar e diminuir, em seguida. 

A equipe da Santo Antônio Energia admitiu, tão-somente, que em Jacy-Paraná, na época do verão amazônico, será necessário altear o nível do campo de futebol, da praça e de algumas casas “que ficaram um pouco abaixo do que é para ser”. Os técnicos da empresa lembraram, também, que não há nenhum problema entre Santo Antônio e Jirau no que diz respeito às respectivas cotas máximas do nível de água. “Nossas comportas nunca ficam totalmente fechadas, pois precisamos da vazão de água constantemente, que, obviamente, é a matéria-prima para geração de energia elétrica”, enfatizou Gambetti. 

Atualmente a vazão está em torno de 51 mil metros cúbicos de água por segundo, mas deverá ficar abaixo de 47 mil na próxima semana. No período de seca estima-se algo em torno de 36 mil metros cúbicos de água por segundo, quando, então, a empresa pretender ser autorizada pela ANAEEL e pelo IBAMA a manter seu reservatório na altura de 71,30 metros (hoje, próximo de 70,50 metros).

Participou também do encontro o jornalista José Carlos de Sá, coordenador de Relações Institucionais da Santo Antônio Energia.

BOMBEIROS DA FORÇA NACIONAL CHEGAM PARA REFORÇAR ATENDIMENTO A VITIMAS DA ENCHENTE

BOMBEIROS DA FORÇA NACIONAL CHEGAM PARA REFORÇAR ATENDIMENTO A VITIMAS DA ENCHENTE

2022014-114547-cheia_bomb2.jpg
O coordenador estadual da Defesa Civil em Rondônia, coronel Lioberto Caetano, confirmou na manhã desta quinta-feira (20), que um grupamento de trinta bombeiros da Força Nacional deve desembarcar nas próximas horas em Porto Velho, para reforçar o atendimento as vítimas da enchente no estado.

Ao lado dos superintendentes da PRF, Simões Alvarez, do DNIT, Antônio Gurgel, do secretário de Segurança Marcelo Bessa, do comandante da Policia Militar, coronel Paulo César de Figueiredo e do major Alberto Ramos, da 17ª BIS, Caetano concedeu uma entrevista coletiva na sede do comando do Corpo de Bombeiros, onde atualizou também, os números atuais sobre o desastre natural.

Segundo a Defesa Civil, 1.336 famílias estão desalojadas e desabrigadas pelas enchentes em Porto Velho, Jacy Paraná, Guajará Mirim, Nova Mamoré e Ponta do Abunã. Nesta quinta-feira, o Rio Madeira atingiu 17,93 metros, cota nunca registrada, e segundo Caetano, as previsões apontam uma estabilização por um período de até 72 horas, o que não seria nada favorável para o quadro atual, uma vez que o ideal seria o nível baixar, “porque o caos continua”.

Abastecimento

No final da tarde da última quarta-feira (19), a coordenação da Defesa Civil reuniu-se com representantes de todas as empresas que transportam e distribuem combustível e gás de cozinha para a região. As empresas anunciaram o retorno das operações, que chegaram a paralisar em 100% no final da semana passada, e agora operam com normalidade, o que segundo a Defesa Civil, afasta qualquer risco de desabastecimento desses produtos.

Nesta reunião, disse o coronel Caetano, a Defesa Civil pediu prioridade para o atendimento as empresas que abastecem as cidades de Nova Mamoré e Guajará Mirim, além da frota que atende as cidades do Acre. Na região do Guaporé, a Defesa Civil estima que cerca de 70 mil pessoas estejam afetadas diretamente pela cheia.

Cadastre-se no Recarga PLUS

Cadastre-se no Recarga PLUS
Campos marcados com (*) são de preenchimento obrigatório.
** Após seu cadastro, automaticamente será enviado para seu e-mail, uma mensagem contendo todas as informações necessárias. Adicione o EMAIL contato@recargaplus.com.br em sua lista de contatos em seu webmail para garantir o recebimento da mensagem.
Seu Indicador é: Domingo Luiz de Lima
Nome Completo :
 *
Cidade:
 *
Estado:
  *
País:
 *
E-mail:
 *
Telefone FIXO:
  *  (Informar DDD)
Telefone Celular:
  *  (Informar DDD)
Repetir Celular:
  *  (Informar DDD)
Operadora Celular:
  *
MSN:
Skype:
Nome de Usuário:
 *
Senha:
 *
 Concordo com os Termos deste Contrato. Autorizo a realização de meu Cadastro.

 
 

Recargaplus


Em breve disponível no escritório virtual, novo material de apoio e nova logo marca do #RecargaPlus — com Maria Fatima Lucrecia.

recargaplus


Veja uma breve apresentação do potencial de nosso plano de marketing
RecargaPlus vem com o diferencial de sucesso, R$15,00 reais por cada indicado direto
R$13,00 reais em créditos no celular a cada mensalidade paga, operadoras Claro, Tim, Oi
R$10,00 reais em créditos se sua operadora for VIVO
Mais R$4,00 reais todo mês em bônus de consumo mensal de seus indicados
Ganhe também: 5% de cada recarga individual que seus indicados fizer durante o mês
Especial: Link Rotator, onde você ajuda na divulgação e desenvolvimento
da rede de seus indicados, fazendo com que todos cresçam juntos
Faça parte de nossa Rede Social Portalzyz.com.br
Siga nosso Twitter @recargaplus
Curta nassa Fã Page no Facebook
Tambem estamos no Orkt
SIGA NOSSO PERFIL NAS REDES SOCIAIS
O BRASIL INTEIRO ESTÁ PARTICIPANDO - PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM! 
 

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

RecargaPlus vem com o diferencial

RecargaPlus vem com o diferencial de sucesso, R$15,00 reais por cada indicado direto
R$13,00 reais em créditos no celular a cada mensalidade paga, operadoras Claro, Tim, Oi
R$10,00 reais em créditos se sua operadora for VIVO
Mais R$4,00 reais todo mês em bônus de consumo mensal de seus indicados
Ganhe também: 5% de cada recarga individual que seus indicados fizer durante o mês
Especial: Link Rotator, onde você ajuda na divulgação e desenvolvimento
da rede de seus indicados, fazendo com que todos cresçam juntos A Link Rotator: (Veja +)
http://www.recargaplus.com.br/r/16760
Curtir ·  ·  · 10 de feve

Anvisa amplia lista de substâncias proibidas no país



89 ITENS

Anvisa amplia lista de substâncias proibidas no país

por Paula Laboissière, da Agência Brasil publicado 18/02/2014 13:52, última modificação 18/02/2014 14:01
Comments
JOSUÉ GOGE/FLICKR/CC
drogas
Comercialização, porte ou utilização das substâncias são considerados crime
São Paulo – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu ampliar a lista de substâncias de uso proibido no Brasil. Até agora, 68 substâncias, entre as quais a heroína e a cocaína integravam a lista. Após reunião da diretoria colegiada hoje (18), mais 21 passaram a fazer parte da relação, totalizando 89 substâncias de uso proibido no país.
Em entrevista à Agência Brasil, o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, explicou que o pedido de revisão da lista foi feito pela Polícia Federal e pelo Ministério Público de Santa Catarina. Ainda segundo Barbano, a maior parte das substâncias que integram o levantamento tem efeito alucinógeno e estimulante e incide diretamente sobre o sistema nervoso central.
“Quando apreendidas, são consideradas substâncias de trânsito ilícito. A comercialização, o porte ou a utilização são considerados crime”, ressaltou Barbano. Uma das substâncias incluídas é a metilona, um alucinógeno sintético estimulante semelhante ao ecstasy. Outra substância que teve o uso proibido foi a metoxetamina, droga recreativa com efeitos estimulantes.
A lista completa das 89 substâncias consideradas de uso proibido deve ser publicada amanhã (19), no Diário Oficial da União, e será disponibilizada também no site da Anvisa. A última atualização da lista havia sido feita pela agência em 2012.

PREFEITO DE PORTO VELHO RO

Uma palhaçada esse prefeito.. Affs.. É pvh se afundando!!!!
Depois de gastar R$ 800 mil em decoração natalina ridícula, Nazif agora doa R$ 830 mil para bloco de carnaval......Rondonoticias................18.02.14

Porto Velho, Rondônia - A prefeitura de Porto Velho, ao que parece, tem dinheiro sobrando para gastar por conta e para fazer ações, obras e compras desnecessárias.

Não bastassem os R$ 800 mil repassados à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para fazer a mais ridícula e vergonhosa decoração natalina do mundo, agora o prefeito Mauro Nazif (PSB) decidiu doar R$ 830 para um bloco de carnaval.

Essa decisão irresponsável de repassar uma quantia elevada para bloco de carnaval se soma aos gastos com a desnecessária e criticada mudança no sentido da avenida Sete de Setembro, entre outras tantas que o prefeito e sua equipe se empenham em fazer.

Enquanto isso, a população sofre com a cheia do Madeira, as alagações, a escuridão, os buracos, as obras inacabadas, trânsito caótico, transporte público ineficiente, coleta de lixo irregular e outros tantos problemas.
O valor vai ser repassado para a desconhecida Associação Bloco Carnavalesco Arco Iris. Os R$ 830 mil vão ser repassados sem licitação, via Fundação Cultural para o bloco de trio elétrico.

A mesma Arco Iris vai receber ainda R$ 200 mil do Governo e mais uma emenda da deputada petista Epifânia Barbosa, no valor de R$ 350 mil, liberados através da Secel.

Autor: Rondonoticias

MAB - Usinas do Madeira ultrapassam limite previsto e atingem milhares de famílias em Rondônia

MAB - Usinas do Madeira ultrapassam limite previsto e atingem milhares de famílias em Rondônia

Terça-Feira, 18 de Fevereiro de 2014 / 15:07
Embate entre Santo Antônio e Jirau sobre o aumento da cota continua e atingidos, que se mantém sem atendimentos, sofrem às margens das alegações.
No último dia 13 de fevereiro foi decretado “estado de emergência” no município de Porto Velho devido às chuvas intensas e a grande cheia no rio Madeira. Com previsões de médias históricas, esta pode ser a maior enchente dos últimos 100 anos, de acordo com o prefeito, Mauro Nassif. O Serviço de Proteção da Amazônia (Sipam) trabalha na perspectiva de decretar estado de calamidade pública, caso o nível do Rio Madeira continue subindo.
Em Porto Velho, o barranco que era de 20 metros no período de seca se tornou um alagamento que ultrapassa de 150 metros de extensão desde a margem do rio. Dados da Defesa Civil apontam que o nível do rio Madeira está com 17,5 metros.
O porto Cai N'água foi interditado e a balsa que interliga Porto Velho à Humaitá (AM) e a balsa que dá acesso ao Acre estão com dificuldades de operação, sem local seguro para atracar. O tradicional Mercado do Produtor, além de prédio públicos, como o Tribunal Regional Eleitoral e Justiça Federal, estão ilhados e com atividades suspensas.
No bairro Triângulo, atingido pelo desbarrancamento das margens do rio em 2012 logo após inicio do funcionamento da usina de Santo Antônio, as casas foram invadidas pela água. Mais de sete bairros das regiões baixas também estão alagados. Já são mais de 1000 famílias atingidas em todo o município de Porto Velho, segundo informações da Defesa Civil Municipal.
Mais de 10 comunidades ribeirinhas e outros distritos de Porto Velho ao longo do rio Madeira estão inundados. Segundo a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), enfermidades como diarréia, leptospirose, hepatite, febre tifóide e até mesmo cólera irão afetar a população que fica em contato com a água.
O Projeto de assentamento Joana Darc e os reassentamentos feitos pela empresa Santo Antônio Energia (Santa Rita, Morrinhos, Riacho Azul e São Domingos) estão com estradas obstruídas, com queda de pontes e com o solo encharcado, os atingidos estão perdendo a produção anual de macaxeira e outros produtos.
Na comunidade de São Carlos, localizada à jusante da usina de Santo Antônio, muitas famílias perderam seus bens do dia para a noite e estão sendo alojadas às pressas nas escolas e igrejas, sem previsão de retorno. As águas do Rio Madeira chegaram a se juntar às águas do rio Jamari, impedindo a passagem de ônibus e outros veículos às comunidades de São Carlos, Brasileira e Jamari.
Acima da barragem de Jirau, as águas estão próximas de alagar a ponte de Jaci Paraná, distrito que sofre com freqüentes inundações desde a implementação das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau. A área do Parque Municipal de Jaci Paraná, construído pelo consórcio Santo Antônio Energia está debaixo d'água, local em que o marco da UHE Santo Antônio é de 74,7 metros.
Ruas alagadas e acesso impedido

A ponte de Guajará Mirim, que dá acesso à Bolívia, também está inundada, situação que impede o escoamento da produção e abastecimento de toda a região com alimentos, combustível, água, medicamentos e transporte de pessoas. O nível do Rio Araras, que desemboca no Rio Madeira, também subiu consideravelmente e causou a inundação de vários trechos da BR-425 e da ponte histórica da Estrada de Ferro em Nova Mamoré.
Moradores de Abunã, distrito localizado às margens do rio Madeira, acima da usina de Jirau, também sofrem com o alagamento das casas e aparecimento de animais perigosos e até hoje não tem informações se serão atingidos no aumento de cota das usinas de Jirau e Santo Antônio.
O Corpo de Bombeiros, junto com a Defesa Civil e o Exército, continuam com trabalho intenso de retirada das famílias em áreas de risco. Porém, durante reunião sobre a situação da cheia do Rio Madeira, na quarta-feira (12), entre representantes de órgãos de segurança de Porto Velho, o gerente de operação e manutenção do consórcio Santo Antônio Energia, Amauri Alvarez, negou responsabilidade dos consórcios, afirmando que: "não há como comprovar construção da usina de Santo Antônio com a cheia do Rio Madeira".
A acumulação de água nos reservatórios e o aumento da vazão dos vertedouros das usinas de Santo Antônio e Jirau potencializam os alagamentos naturais do período e mais áreas, que antes não sofriam alagamento, são atingidas.
Além disso, a velocidade e amplitude das inundações estão muito maiores, alegam moradores de todas as comunidades. "A cheia do Madeira era previsível, as datas em que a cheia atingia seu máximo eram conhecidas. Hoje, de um dia pra outro, a água está dentro de casa", conta Márcio, morador da comunidade de São Carlos e militante do MAB.
O consórcio construtor da usina de Jirau, Energia Sustentável do Brasil, enviou uma notificação à Agência Nacional de Águas (ANA), ao Ibama, à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmando que a hidrelétrica de Santo Antônio está desrespeitando o limite de acúmulo de água em seu reservatório estabelecido pelo seu projeto. A altura máxima suportada por Jirau é de 74,8 metros em relação ao reservatório da usina de Santo Antônio. Porém, a UHE Santo Antônio estaria operando com um reservatório que, no início de fevereiro, teria ultrapassado a cota de 75 metros, atingindo o limite que garante a segurança e estabilidade do empreendimento, alega a ESBR.
Fato preocupante é que no documento a solicitação do imediato esvaziamento de excedente das águas acumuladas do reservatório da UHE Santo Antônio para que a obra de Jirau volte ao seu andamento normal e que as estruturas construídas não sejam danificadas.
Esta situação traz à tona a briga entre os dois consórcios na ANEEL, em que ambos exigem o aumento da cota de seus reservatórios e o que garante, para um ou para outro, uma receita extra estimada em R$ 3 bilhões ao longo de suas concessões. Porém, o aumento da cota da UHE de Santo Antônio diminuiria a geração de energia da usina de Jirau.
Na primeira semana de fevereiro, o MPF abriu inquérito civil para investigar três aspectos que envolvem a usina Santo Antônio: (1) descumprimento das condicionantes da licença de operação; (2) a falta de consulta popular sobre a elevação no nível do reservatório da hidrelétrica - aumento da área alagada; e para (3) apurar se os impactos socioambientais foram estimados abaixo do real.
Para o procurador da República, Raphael Bevilaqua, estas situações precisam ser esclarecidas a fim de que a população de Rondônia não tenha prejuízos com eventuais danos ambientais e sociais. Está em vigor a decisão liminar, obtida no dia 3 de fevereiro, que impede o IBAMA de autorizar a elevação da cota do rio Madeira, o que resultaria no aumento da área alagada.

Para o Movimento dos Atingidos por Barragens essa situação era prevista, as usinas sempre negaram o número de atingidos e a área real a ser atingida pelo lago, com as chuvas e os reservatórios cheios.
Para o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), essa situação estava prevista para acontecer. As usinas sempre negaram o número de atingidos e a área real a ser atingida pelo lago e, com as chuvas e os reservatórios cheios, as nossas afirmações apenas se confirmam: mais comunidades alagadas e mais famílias atingidas.
Portanto, com as usinas operando no limite e enquanto os consórcios construtores disputam as possibilidades de gerar mais lucro, as comunidades e população que vivem à margem de todo o rio Madeira continuarão sofrendo com a maior enchente dos últimos cem anos da região, causada e pontecializada pelas obras das hidrelétricas do rio Madeira.
Por isso, exigimos:
Soluções imediatas para as famílias atingidas!
Investigação e punição das irregularidades cometidas pelos consórcios construtores das barragens de Santo Antônio e Jirau e que reparem perdas da população com as cheias! 

Quem não respeita participante do Bolsa Família não conhece o brasileiro', diz Dilma

CONTRA POBREZA

'Quem não respeita participante do Bolsa Família não conhece o brasileiro', diz Dilma

Presidenta rebateu críticas a programas sociais do governo: 'Vocês lembram quando o Brasil era para poucos? Não pode haver barreiras, as pessoas têm que ter oportunidades iguais'
por Redação da RBA publicado 17/02/2014 14:05
Comments
ROBERTO STUCKERT FILHO/PR
Dilma
Presidenta foi ovacionada ao anunciar que BR 381 chegará a Governador Valadares e será duplicada
São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff rebateu críticas aos programas de inclusão social do governo federal durante a manhã de hoje (17), na formatura de 1.254 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no município mineiro de Governador Valadares.
“O Pronatec mostra duas coisas: mostra a imensa autoestima que as pessoas adquirem. Mostra a engenhosidade, o empreendedorismo e a imensa dignidade do brasileiro. Aqueles que não acreditam e não respeitam os beneficiários do Brasil sem Miséria, do Bolsa Família, é que não conhecem, de maneira alguma, a imensa capacidade de trabalho, dignidade e autoestima de cada brasileiro e brasileira”, disse a presidenta.
Criado em 2011, o Pronatec já formou 4,6 milhões de alunos em cursos técnicos, por meio de parcerias com o Sistema S. A meta é matricular 8 milhões de alunos até o final de 2014, com investimento de R$ 14 bilhões. Os formandos de Governador Valadares são beneficiários do programa Brasil Sem Miséria e realizaram cursos entre outubro e dezembro de 2013.
“Vocês lembram de uma época em que o Brasil era feito para poucos, para alguns privilegiados e que as pessoas não podiam entrar em um curso porque não tinham como pagar? Não pode haver essa barreira quando se trata de oportunidade. As pessoas são diferentes sim, mas elas têm que ter oportunidades iguais. É isso que nós damos aqui: oportunidade iguais”, disse Dilma.
A presidenta foi ovacionada ao anunciar que a BR 381 (Rodovia Fernão Dias) chegará até Governador Valadares e será duplicada. “Além de duplicar vamos garantir acesso e travessia para não prejudicar a população valadarense”, disse. “Desejo a vocês, ‘pronatecanos’ um grande caminho. Não parem aqui: estudar a gente estuda até os 100 anos.”
A duplicação da rodovia é um tema critico dos adversários de Dilma em Minas Gerais. O presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, provável candidato à presidência da República nas eleições deste ano, chegou a afirmar que a rodovia seria feita "pela metade" devido à falta da duplicação em parte dos lotes, que começaram a ser licitados no ano passado.